
Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a uma substância química pura composta por átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o conceito de elemento químico é usado em ambos os casos.
Ex.:- Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8, ou seja, com 8 prótons.
- Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, ou seja, com 20 prótons.
Energia Nuclear
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
Eletricidade
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos.
Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica Produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
Impulsos elétricos do olho para o cérebro.
Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz.
Quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem
Impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro.
![]() |
Autores: Pattricia , Nathyelly , Naiara , Debora , Àndre , Lucas G. |